terça-feira, 6 de junho de 2017

Estância de Morungaba prepara pedidos de verbas para Educação

Uma reunião para sobre pedidos de recursos que a Estância Climática de Morungaba consegue, na área de Educação, foi comandada pelo prefeito Marquinho de Oliveira. O tema foi a revisão do Plano de Ações Articuladas – PAR, que elenca todas as necessidades do município, desde  material didático até reformas e ampliações de escola e instrumentos musicais.

O PAR é uma ferramenta de planejamento que os municípios, os estados e o Distrito Federal devem fazer para um período de quatro anos, das políticas educacionais, e funciona em regime de colaboração federativa. Esse planejamento auxilia estados e municípios no diagnóstico de suas redes e na estruturação de ações para o alcance de suas metas educacionais.

No encontro com o prefeito, foram discutidos e analisados tópicos referentes à interface do PAR com o Sistema Intregrado de Monitoramento , Execução e Controle (SIMEC), que possibilita uma visão clara e ampla da situação da rede municipal de ensino. Isso se faz necessário para que Morungaba consiga buscar verbas de aquisição de bens e materiais para a melhoria das unidades de educação.
Apresentação sobre a revisão do Plano de Ações Articuladas

Marquinho de Oliveira se reuniu com a diretora de Educação, Ivanilde Helena Spiguel Polizello, a coordenadora de Educação, Esportes e Recreação, Maria José Polizello Degani;  a coordenadora Pedagógica, Amine Mudeh e o consultor Carlos Henrique Mazotti, da Sacep – Gestão Educacional. No encontro, o prefeito revelou pedidos da Estância de Morungaba, que são válidos por quatro anos.

O novo ciclo do PAR (2017/2020) já está disponível, informou o consultor. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o sistema está mais completo e foi estruturado em consonância com o Plano Nacional de Educação. As primeiras fases do preenchimento do PAR são preparatórias e de diagnóstico, em que estados e municípios avaliam a educação local, pontuam as questões estratégicas e atrelam o PAR aos planos estaduais e municipais de educação. Em seguida, é feita a elaboração das ações e sub-ações para o período de quatro anos. Essa segunda etapa ainda não foi disponibilizada pelo MEC.
PEDIDOS


Reforma das escolas EMEF Antônio Rodrigues da Silva e EMEF Professor Irineu Tobias; ampliações da EMEI - Professora Regina Estela de Souza Oliveira, e das EMEFs Maria Aparecida Teixeira Massarente, Professor Jose Hamilton Federicci  e da Irmã Amélia Fúria. A reunião com o prefeito foi realizada quinta-feira, 1º de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário