quinta-feira, 22 de junho de 2017

Prefeito pede ação da RMC por mais segurança

Os membros do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano reuniram-se no município de Santa Bárbara d’Oeste, sob a Presidência do Prefeito Denis Andia, e teve participação de 18 municípios e presença de 9 Prefeitos, a exemplo de Marquinho de Oliveira, da Estância Climática de Morungaba, que pediu apoio da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para um trabalho integrado na área de segurança pública.

Participaram também da reunião do Conselho, terça-feira, 20, Secretários Municipais de Cultura, que reuniram-se em paralelo à reunião para discutir projetos de fomento à Cultura na RMC.

A assessoria de imprensa da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) divulga que a reunião teve também uma apresentação do Instituto de Ações Sociais sobre o projeto RMC 360, que tem como objetivo unir os Prefeitos para apresentar no exterior a força e o potencial econômico da Região Metropolitana de Campinas, como forma de atrair investidores internacionais. O advogado Leandro Chaves apresentou o projeto e ressaltou em sua fala que a parceria entre os Prefeitos e o instituto tem o objetivo de fortalecer a economia através de ações sociais, como dar suporte no exterior para os empresários que tiverem interesse à exportação dos seus produtos e serviços, realizar rodadas de negócios e de investidores, apresentar as prefeituras da região no Exterior e atrair empresas internacionais para a RMC.

Os prefeitos aprovaram nesta reunião um termo de cooperação para oficializar o projeto metropolitano que prevê o valor de R$ 110 mil para cada município para aquisição de um veículo a ser destinado ao patrulhamento regional. O recurso é um investimento do Fundocamp e foi viabilizado pelo Conselho de Desenvolvimento e Agemcamp com o intuito de contribuir para o fortalecimento das ações integradas de Segurança Pública na RMC. Todos os 20 municípios serão beneficiados.

A diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana, explica que o termo de cooperação oficializa a integração entre as Guardas Municipais e as Polícias Civil e Militar. “Este documento é a garantia de que os veículos serão utilizados de forma a cooperar com a Segurança dos Municípios de forma integrada”.


Marquinho de Oliveira, na ponta direita do grupo, em reunião do
Conselho de Desenvolvimento Metropolitano - RMC.

ASSALTO EM MORUNGABA

O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marquinho de Oliveira, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, falou aos presentes sobre novo assalto a banco, agora na agência da Caixa Econômica Federal, registrado na segunda-feira (19), situação que está apavorando os moradores da cidade. 

Segundo ele, é preciso cobrar mais ações do Governo do Estado para melhorar a segurança pública, lembrando que a polícia enfrenta assaltantes com armas defasadas. “Peço que, juntos, façamos um pedido ao governador Geraldo Alckmin para conseguir mais segurança para a nossa população”, disse.

PROJETO FUTURO

Os membros do Conselho tiveram acesso pela primeira vez ao pré-projeto que está sendo elaborado pela Agemcamp, para apresentação e apreciação futura do Conselho de Desenvolvimento, que propõe a instalação de usinas em áreas de propriedade das Prefeituras para produção de energia fotovoltaica. O projeto foi apresentado pelos técnicos da Agemcamp – Sergio Machado e Luiz Bordim. Em sua fala, o presidente Denis Andia ressaltou a importância deste futuro projeto “para geração de créditos financeiros como consequência da redução mensal nos gastos com energia elétrica pelos municípios”.

A diretora Ester Viana reforça que a apresentação refere-se ao pré-projeto, que é inovador, e que para ser concretizado depende da aprovação futura do Conselho de Desenvolvimento.

As vantagens do sistema fotovoltaico são a redução das perdas por transmissão e distribuição de energia, dado que a eletricidade é consumida onde é produzida; redução de investimentos em linhas de transmissão e distribuição; baixo impacto ambiental e rápida instalação devido a sua grande modularidade e curto prazo de instalação, aumentando assim a geração elétrica em determinado ponto. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário